Minha foto
O SENTINELA - Nos adicione em https://www.facebook.com/sentinela.brasil

Seguidores

O projeto Excelências traz informações sobre todos os parlamentares em exercício nas Casas legislativas das esferas federal e estadual, e mais os membros das Câmaras Municipais das capitais brasileiras, num total de 2368 políticos. Os dados são extraídos de fontes públicas (as próprias Casas legislativas, o Tribunal Superior Eleitoral, tribunais estaduais e superiores, tribunais de contas e outras) e de outros projetos mantidos pela Transparência Brasil, como o (financiamento eleitoral) e o (noticiário sobre corrupção).

O projeto disponibiliza espaço para que os políticos retratados apresentem argumentos ou justificativas referentes a informações divulgados no projeto, como noticiário que os envolva, ocorrências na Justiça e Tribunais de Contas, informações patrimoniais e outras. Para providenciar o registro de algum eventual comentário, solicita-se que o político entre em contacto com a Transparência Brasil.

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Comoção marca cerimônia em homenagem às vítimas do VLS


Homenagem às vítimas do incêndio da plataforma do VLS - Foto: Carol Tomba 230813
Homenagem às vítimas do incêndio da plataforma do VLS - Foto: Carol Tomba
Famílias se reúnem no MAB, em São José, e reforçam mensagem para que programa espacial conclua projeto de foguete
Xandu Alves
São José dos Campos
A saudade em São José dos Campos tem 21 nomes.
Cada um deles lembra os técnicos e engenheiros mortos em 22 de agosto de 2003, há 10 anos, na tragédia do VLS (Veículo Lançador de Satélites).

Eles foram homenageados ontem no MAB (Memorial Aeroespacial Brasileiro), em São José, pelos familiares dos profissionais mortos na explosão do foguete e no incêndio da plataforma de lançamento, ocorrida na Base de Alcântara (MA).

Houve uma cerimônia ecumênica na capela do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial) e depois, como em todos os anos desde 2004, os familiares estouraram 21 fogos de artifício para relembrar os parentes.

A emoção foi ainda mais sentida do que o barulho dos fogos. Diversos familiares choraram ao se lembrar dos engenheiros e técnicos que se dedicaram ao projeto do VLS, que sofre atrasos e cortes de orçamento.

"Esperamos que a morte deles não seja em vão. O VLS tem que dar certo", disse Doris Maciel Cezarini, mulher do engenheiro Antônio Sérgio Cezarini, morto no acidente.
Ao redor da escultura que lembra as vítimas, às margens do lago do DCTA, os familiares colocaram buquês de flores junto com os fogos de artifício.

Cada arranjo representava uma das vítimas. A partir das 13h26, hora exata do acidente, os fogos foram sendo acesos e estourados. Um após o outro, acompanhados do silêncio das cerca de 70 pessoas que estavam no local, sendo 50 parentes das vítimas.

Logo após a salva de 21 tiros, os familiares leram mensagens e cartas endereçadas às vítimas e rezaram com as mãos dadas.

"Estou com muita saudade de você. Lembro de quando você escreveu em um guardanapo de pizzaria que gostaria de morrer ao meu lado", disse Aparecida Fernandes de Lima Garcia, viúva de Gines Ananias Garcia. "A melhor parte será quando estivermos juntos outra vez". 

VLS. 

A principal mensagem dos familiares é para que o Programa Espacial Brasileiro conclua o projeto do VLS, que terá testes em 2014.

Os familiares também tentam sensibilizar o governo federal para manter o pacote de benefícios firmado em 2003, incluindo convênio médico, bolsa estudo e pensões.

Outro lado. 

O governo federal informou que irá levar em conta a legislação para manter ou não o pacote de benefícios. Uma revisão das pensões está sendo feita pela União.


220813 pag01
Foto: Claudio Vieira
DCTA planeja novo lançamento O gerente do projeto do VLS (Veículo Lançador de Satélites), o tenente-coronel Alberto Mello Junior, do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial), informou ontem que o cronograma para o lançamento do veículo permanece inalterado. Deve fazer seu voo de estreia em agosto de 2014, no aniversário de 11 anos do acidente com o VLS.

No entanto, apenas o primeiro e segundo estágios do foguete serão definitivos no lançamento previsto para o ano que vem, o terceiro e quarto serão simulacros.
A previsão mais otimista aponta para 2015 a definição do projeto do VLS.
"O VLS é um projeto âncora para vários outros", disse.

Ontem, Mello Junior participou da homenagem que os familiares dos mortos no acidente com o VLS em 2003 fizeram no MAB, em São José.

SAIBA MAIS

AcidenteA tragédia do VLS aconteceu no dia 22 de agosto de 2003, às 13h26, na base de Alcântara, no Maranhão

Erros
Uma sucessão de erros gerenciais e falhas de equipamentos culmina na ignição antecipada de um dos propulsores do foguete, por uma pena elétrica

Vítimas
A torre de lançamento pega fogo e mata 21 técnicos e engenheiros que estavam no local, todos do DCTA, de São José

Homenagem
Desde então, os familiares das 21 vítimas se reúnem, todo dia 22 de agosto, no MAB (Memorial Aeroespacial Brasileiro), em São José, para homenagear os parentes mortos e cobrar a continuidade do VLS

Pendências
Eles reclamam que o governo federal cortou benefícios de um pacote firmado em 2003, como convênio médico, bolsa estudo e até revisão de pensões

Monumento
Em dezembro de 2003, a Associação das Vítimas do VLS ganhou do arquiteto Oscar Niemeyer o desenho para a construção de um memorial em homenagem às vítimas

OVALE

Nenhum comentário:


I made this widget at MyFlashFetish.com.

Ultimas Postagens

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...