Minha foto
O SENTINELA - Nos adicione em https://www.facebook.com/sentinela.brasil

Seguidores

O projeto Excelências traz informações sobre todos os parlamentares em exercício nas Casas legislativas das esferas federal e estadual, e mais os membros das Câmaras Municipais das capitais brasileiras, num total de 2368 políticos. Os dados são extraídos de fontes públicas (as próprias Casas legislativas, o Tribunal Superior Eleitoral, tribunais estaduais e superiores, tribunais de contas e outras) e de outros projetos mantidos pela Transparência Brasil, como o (financiamento eleitoral) e o (noticiário sobre corrupção).

O projeto disponibiliza espaço para que os políticos retratados apresentem argumentos ou justificativas referentes a informações divulgados no projeto, como noticiário que os envolva, ocorrências na Justiça e Tribunais de Contas, informações patrimoniais e outras. Para providenciar o registro de algum eventual comentário, solicita-se que o político entre em contacto com a Transparência Brasil.

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Militar reformado da Aeronáutica promove trabalho de escultura utilizando rolhas



ImagemDepois de receber a notícia de que estava com um problema neurológico, o militar reformado sub-oficial da Aeronáutica, Carlos Renato Prates, escutou de um médico que deveria fazer alguma coisa para forçar a mente. Baseado nisso, Prates, que hoje está com 66 anos, começou a procurar algo que preenchesse o tempo e o fizesse então trabalhar mais o cérebro.
Na primeira tentativa, o militar começou a fazer palavras cruzadas, mas não obteve sucesso. Após um tempo, ele e a esposa, Marlene Vignol, optaram por procurar na internet informações que pudessem ajudar. Depois de algumas buscas, surgiu a ideia do trabalho de esculturas com rolhas. Carlos Renato Prates conta como descobriu o talento, “O médico disse que eu ia ter que fazer algo para forçar a mente. Então, com 60 anos, comecei a montar esculturas artesanais com rolhas, mas utilizo outros materiais, como alfinete, cola-quente e palitos”, salientou.
O militar que é natural de Cachoeira do Sul e hoje reside em Porto Alegre, explicou de onde surgiu o dom para as esculturas. “Quando eu estava na aeronáutica, realizei um curso de escultura em legumes. Depois, comecei a fazer exposições em alguns locais, hoje tenho uma exposição no Hospital da Aeronáutica de Canoas. No próximo mês, vou para Ribeirão da Ilha, em Florianópolis, e lá estarei mostrando mais uma vez o meu trabalho. Em Porto Alegre, nós possuímos um serviço de buffet e por meio dele conseguimos juntar as rolhas necessárias”, comentou.
Para finalizar, Prates acrescentou que a quantidade de rolhas utilizada varia de acordo com o tamanho do projeto e que geralmente costuma usar uma temática, principalmente nas datas festivas. “Tenho um presépio e uma viação toda montada em escultura de rolha. Dessa vez, trouxe para Rio Grande um trabalho com a temática do Natal. Tenho uma satisfação medonha em promover esse trabalho, não tenho nem como explicar. Já fiz mais de 100 peças, mas eu não vendo, faço por prazer”, finalizou. Em 2013, Prates tem um projeto de implantar oficinas para alguns meninos de uma fundação, ensinando sem cobrar nada.
 Entre os trabalhos apresentados, estão as esculturas de um pavão, de um gaiteiro, de um carro com controle remoto, de símbolos de natal, de um baterista, da ponte do Guaíba, de uma vagoneta, dentre outros.

Nenhum comentário:


I made this widget at MyFlashFetish.com.

Ultimas Postagens

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...