Minha foto
O SENTINELA - Nos adicione em https://www.facebook.com/sentinela.brasil

Seguidores

O projeto Excelências traz informações sobre todos os parlamentares em exercício nas Casas legislativas das esferas federal e estadual, e mais os membros das Câmaras Municipais das capitais brasileiras, num total de 2368 políticos. Os dados são extraídos de fontes públicas (as próprias Casas legislativas, o Tribunal Superior Eleitoral, tribunais estaduais e superiores, tribunais de contas e outras) e de outros projetos mantidos pela Transparência Brasil, como o (financiamento eleitoral) e o (noticiário sobre corrupção).

O projeto disponibiliza espaço para que os políticos retratados apresentem argumentos ou justificativas referentes a informações divulgados no projeto, como noticiário que os envolva, ocorrências na Justiça e Tribunais de Contas, informações patrimoniais e outras. Para providenciar o registro de algum eventual comentário, solicita-se que o político entre em contacto com a Transparência Brasil.

sábado, 17 de novembro de 2012

Forças Armadas realizam Operação Atlântico III nas regiões Sul e Sudeste



Unidades de defesa estratégicas, como portos, refinarias, usinas hidrelétricas e nucleares, estarão ocupadas pelas Forças Amadas a partir da próxima segunda-feira (19) nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
A ação faz parte da Operação Atlântico III, mobilização militar conjunta com o objetivo de realizar exercícios numa área dentro da chamada “Amazônia Azul” – espaço marítimo de 3,5 milhões de km² e que abriga reservas de petróleo e gás da chamada área do pré-sal.
ImagemSegundo o Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), órgão do Ministério da Defesa que coordena a operação, o objetivo é o adestramento das tropas da Marinha, do Exército e da Força Aérea. A ação, de acordo com o EMCFA, terá foco também nas linhas de comunicação marítima das regiões Sul e Sudeste e contará com a participação de 10 mil militares das três Forças. No exercício estão previstas ainda ações cívico-sociais (acisos) com atendimento médico-hospitalar e odontológico para populações carentes.


“Esse é o último exercício de adestramento deste ano. Uma das finalidades é colocar em prática a interoperabilidade das tropas”, disse o chefe do EMCFA, general José Carlos De Nardi.
A operação tem em seu planejamento o controle de área e tráfego marítimo; missões de interceptação; defesa de costa; patrulha marítima; transporte aéreo logístico; defesa antiaérea; e coordenação e controle do espaço aéreo. O ministro da Defesa, Celso Amorim, e os comandantes das três Forças irão conhecer uma das etapas do exercício. A visita vem sendo preparada por assessores do general De Nardi.


Equipamentos utilizados

A Operação Atlântico III contará com dois navios escolta, dois navios de apoio, dois submarinos, três navios-patrulha e seis helicópteros da Marinha. O Exército participará com 96 viaturas leves, 101 viaturas de transporte, nove viaturas blindadas e nove ambulâncias. A Força Aérea colocará à disposição quatro aeronaves de ataque, cinco de patrulha.
Imagem

Com a Atlântico, as Forças Armadas realizam duas operações conjuntas de adestramentos. Nelas, os militares vivem uma situação real de guerra, mas utilizam munição de festim. Os exercícios permitem que as tropas estejam preparadas para o caso de enfrentar uma situação real. Em setembro, o exercício ocorreu na região Norte, com a “Operação Amazônia 2012”. Agora, o EMCFA completa o treinamento no Sul e Sudeste.
Nesta edição, o comando da operação ficará a cargo do almirante-de-esquadra Gilberto Max Roffé Hirschfeld, comandante de Operações Navais da Marinha. O almirante Max terá apoio de um Estado-Maior Conjunto, composto por oficiais e praças das três Forças Armadas.

A Atlântico III é planejada pelo Ministério da Defesa, sob comando do EMCFA. A operação tem por objetivo a preparação para a defesa dos recursos do mar e das estruturas estratégicas situadas em regiões próximas da costa brasileira.

Nenhum comentário:


I made this widget at MyFlashFetish.com.

Ultimas Postagens

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...