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O projeto Excelências traz informações sobre todos os parlamentares em exercício nas Casas legislativas das esferas federal e estadual, e mais os membros das Câmaras Municipais das capitais brasileiras, num total de 2368 políticos. Os dados são extraídos de fontes públicas (as próprias Casas legislativas, o Tribunal Superior Eleitoral, tribunais estaduais e superiores, tribunais de contas e outras) e de outros projetos mantidos pela Transparência Brasil, como o (financiamento eleitoral) e o (noticiário sobre corrupção).

O projeto disponibiliza espaço para que os políticos retratados apresentem argumentos ou justificativas referentes a informações divulgados no projeto, como noticiário que os envolva, ocorrências na Justiça e Tribunais de Contas, informações patrimoniais e outras. Para providenciar o registro de algum eventual comentário, solicita-se que o político entre em contacto com a Transparência Brasil.

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Cavex de Taubaté investe em novas aeronaves e treinamento de pilotos


Unidade deve receber simulador de voo comprado por R$ 4 milhões.
Equipamento reproduz situações de risco, como a perda do rotor da calda.




O Comando de Aviação do Exército (Cavex) de Taubaté está em processo de modernização. A unidade vai receber 16 novas aeronaves modelo 725, importadas da França. Cada uma delas vai custar cerca de R$ 95 milhões. O primeiro helicóptero desse pacote já está sendo utilizado em missões. O novo modelo é automatizado, tem capacidade para 29 combatentes e dois pilotos.

Com a chegada dessas novas unidades também foi preciso investir no treinamento dos pilotos. Um novo simulador de voo também foi comprado por R$ 4 milhões em um projeto desenvolvido em parceria com uma empresa de tecnologia de São Paulo. O equipamento está na capital, mas também será instalado em Taubaté.


Os quatro simuladores sintéticos foram desenvolvidos pelos militares brasileiros. Eles são utilizados no treinamento de voos por instrumento. O gráfico – projetado a quase 180º - imita exatamente o relevo do Vale do Paraíba. A cabine é arredondada e inteira fechada. A estrutura é baseada na de um helicóptero modelo esquilo. No comando, os pilotos conseguem perceber a aceleração e variações durante o simulado.

A grande diferença do simulador é que ele consegue reproduzir situações de risco, como por exemplo, a perda do rotor da calda, quando o helicóptero começa a girar. Nesse caso não há como fazer o treinamento em uma aeronave real.

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