Minha foto
O SENTINELA - Nos adicione em https://www.facebook.com/sentinela.brasil

Seguidores

O projeto Excelências traz informações sobre todos os parlamentares em exercício nas Casas legislativas das esferas federal e estadual, e mais os membros das Câmaras Municipais das capitais brasileiras, num total de 2368 políticos. Os dados são extraídos de fontes públicas (as próprias Casas legislativas, o Tribunal Superior Eleitoral, tribunais estaduais e superiores, tribunais de contas e outras) e de outros projetos mantidos pela Transparência Brasil, como o (financiamento eleitoral) e o (noticiário sobre corrupção).

O projeto disponibiliza espaço para que os políticos retratados apresentem argumentos ou justificativas referentes a informações divulgados no projeto, como noticiário que os envolva, ocorrências na Justiça e Tribunais de Contas, informações patrimoniais e outras. Para providenciar o registro de algum eventual comentário, solicita-se que o político entre em contacto com a Transparência Brasil.

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Homens do exército ocupam favelas do Rio


Militares vão atuar no estado para garantir a segurança nas eleições
Dois mil homens do Exército vão patrulhar comunidades da Zona Oeste.

Janaína CarvalhoDo G1 Rio
Militares entram nos carros para seguir em direção as comunidades (Foto: Foto: Janaina Carvalho/G1)Militares entram nos carros para seguir em direção às comunidades (Foto: Foto: Janaina Carvalho/G1)
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Luiz Zveiter, acompanhou, por volta das 11h30 desta segunda-feira (1°), a saída do Exército em direção as comunidades de Gardênia Azul, na Zona Oeste do Rio, e na favela do Muquiço. Segundo Zveiter, o objetivo da entrada das tropas não é segurança pública, mas coibir o ilícito eleitoral, como, por exemplo, propaganda irregular.


Segundo Zveiter, a fiscalização eleitoral vai ficar a cargo de 80 homens que chegam nesta segunda-feira após a entrada das tropas na comunidade. "Temos um juiz e um represesntante do Ministério Público aqui", disse Zveiter.
Com relação a alguns municípios do interior do estado que só terão a preença das forças armadas no dia das eleições, o presidente do TRE ressaltou que a polícia do estado e cumprirá sua missão.
No total, 3 mil homens das Forças Armadas vão atuar no Rio de Janeiro para garantir a segurança nas eleições do estado. A informação foi dada por Zveiter, que esteve reunido, na tarde de domingo (30), com representantes de órgãos de segurança do Rio e das Forças Armadas. Dois mil homens do Exército vão patrulhar comunidades não pacificadas da Zona Oeste e mil militares da Marinha estarão no Conjunto de Favelas da Maré, no subúrbio da cidade. As tropas vão atuar das 8h até as 18h.
O patrulhamento na Zona Oeste começará pela Gardênia Azul e Muquiço, na segunda-feira (1º). Na terça (2), seguirá para Piraquê, Vila Sapê, Vila Vintém e Vila Cosmos; na quarta (3), é a vez do Terreirão, Rio das Pedras, Vila Kennedy e Barbante; na quinta (4), Anil, Tirol, Antares, Minha Deusa; na sexta (5), Muzema, Jardim Maravilha, Coreia e Carobinha; e sábado (6), Covanca, Caxangá, Sapo e Fumacê.
No Conjunto de Favelas da Maré, a segurança será feita nas comunidades Fogo Cruzado, na segunda-feira (1º). Na terça (2), seguirá para o Morro do Timbau; na quarta (3), Baixa do Sapateiro; na quinta (4), Nova Holanda; na sexta (5); Parque União; e sábado (6), Vila do João.
Cães vão ajudar  militares (Foto: GUTO MAIA/BRAZIL PHOTO PRESS/AE)
Cães ajudam militares (Foto:Guto Maia/AE)
De acordo com o presidente do TRE-RJ, durante a semana das eleições a Polícia Militar vai atuar com cerca de 30 mil homens e a Polícia Federal, com 500 agentes. "O Exército e a Marinha não estão vindo para ocupar o espaço da Segurança Púbica do estado. O objetivo é exclusivamente focado na área do Tribunal Regional Eleitoral. Já o combate à criminalidade será feito sendo feito pela Policia Militar e pela Polícia Civil, até com um resultado positivo para o Rio de Janeiro", explicou o desembargador Zveiter.
O presidente explicou ainda que os fiscais do TRE-RJ irão agir contra a propaganda irregular sempre com a companhia de um juiz. Ainda segundo Zveiter, durante a semana a operação das tropas será contra a propaganda ilegal. Já no dia das eleições, as forças visam a combater a boca de urna e também passar tranquilidade para a população.
Várias tanques deixaram o quartel no final da manhã desta segunda-feira (01)  (Foto: Foto: Janaina Carvalho/G1)Várias tanques deixaram o quartel no final da manhã desta segunda-feira. (Foto: Foto: Janaina Carvalho/G1)
Centro de controle e proibição de celular
Durante a reunião, o desembargador informou também que a partir de sexta-feira (5), será inaugurado no prédio do TRE um centro de controle, que funcionará durante 24 horas até o término das eleições, no domingo (7).
"Este centro será controlado e monitorado pelas Forças Armadas e pelas corporações para garantir maior amplitude na segurança da cidade. Serão usados telões e também GPS para saber a localização dos carros. É um grande aparato", disse Luiz Zveiter, que explicou ainda que o uso do celular será proibido nas cabines:
"Existe uma lei antiga que proibia, mas ela não tinha consequência. O indicativo que nós temos é que algumas pessoas são influenciadas para votar. O Tribunal resolveu, com base nessa lei, que aquele que tentar descumprir, pode ser preso pelo crime de desobediência, concluiu o presidente.
O blindado urutu do Exército chegou à Favela do Muquiço por volta das 12h20 desta segunda (01) (Foto: Foto: Janaina Carvalho/G1)O blindado urutu do Exército chegou à Favela do Muquiço por volta das 12h20(Foto: Janaina Carvalho/G1)
Em outros sete municípios do estado - São Gonçalo, Cabo Frio, Itaboraí, Campos, Magé, Rio das Ostras e Macaé - as tropas atuarão apenas no domingo das eleições. A decisão do envio das tropas foi tomada na quinta-feira (27), em Brasília, e foi aceita na sexta-feira. Segundo o presidente do TRE-RJ, o acordo para atuação das tropas federais foi fechado, no fim da tarde desta sexta-feira, com o general Antonio Miotto, do Comando Militar do Leste (CML).

Nenhum comentário:


I made this widget at MyFlashFetish.com.

Ultimas Postagens

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...