Minha foto
O SENTINELA - Nos adicione em https://www.facebook.com/sentinela.brasil

Seguidores

O projeto Excelências traz informações sobre todos os parlamentares em exercício nas Casas legislativas das esferas federal e estadual, e mais os membros das Câmaras Municipais das capitais brasileiras, num total de 2368 políticos. Os dados são extraídos de fontes públicas (as próprias Casas legislativas, o Tribunal Superior Eleitoral, tribunais estaduais e superiores, tribunais de contas e outras) e de outros projetos mantidos pela Transparência Brasil, como o (financiamento eleitoral) e o (noticiário sobre corrupção).

O projeto disponibiliza espaço para que os políticos retratados apresentem argumentos ou justificativas referentes a informações divulgados no projeto, como noticiário que os envolva, ocorrências na Justiça e Tribunais de Contas, informações patrimoniais e outras. Para providenciar o registro de algum eventual comentário, solicita-se que o político entre em contacto com a Transparência Brasil.

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Brasil propõe cooperação para proteger recursos na América do Sul



O ministro da Defesa, Celso Amorim, afirmou nesta quarta-feira na Bolívia que a América do Sul necessita de uma política de "cooperação dissuasiva" para proteger seus abundantes recursos naturais diante de "forças adversas" externas à região.
Amorim fez um discurso no aeroporto militar da cidade de Santa Cruz na presença do presidente boliviano, Evo Morales, ao entregar os dois primeiros helicópteros H-1H de um total de quatro que o governo vai doar à Bolívia para a luta contra o narcotráfico.
O ministro destacou que a América do Sul se mostra para o mundo como uma região com um grau crescente de coesão interna, o que também reforça sua capacidade de dissuasão no exterior.
"Eu poderia dizer que a América do Sul necessita de uma cooperação dissuasiva ou uma dissuasão cooperativa voltada para o exterior, para que esteja preparada para proteger seus enormes recursos naturais", disse.


"Este país, a Bolívia, riquíssimo em muitos recursos, tem que estar protegido e o melhor seria fazer isso de maneira cooperativa sem que, em momento algum, isso signifique menosprezo da soberania de cada parte", acrescentou o ministro.
Patriota também enfatizou que em meio às crises mundiais (alimentícia, energética e ambiental) os países da região devem "estar prontos para dissuadir as forças adversas que desconheçam" a soberania das nações para ter acesso a esse patrimônio natural.
"As estratégias nacionais de defesa serão mais eficazes quando puderem contar com uma articulação em nível sul-americano", insistiu. Patriota destacou as iniciativas de integração em andamento no Conselho de Defesa Sul-Americano da União das Nações Sul-americanas (Unasul).
Por sua parte, Morales agradeceu a doação das aeronaves e destacou os esforços de seu país na luta contra o tráfico de drogas, assim como voltou a acusar os Estados Unidos de usarem seus relatórios sobre o assunto com fins "geopolíticos".
Morales também destacou que a Organização das Nações Unidas (ONU) em um recente relatório estabeleceu que a Bolívia atingiu em 2011 uma redução líquida de 12% das plantações ilegais de coca, base para a fabricação de cocaína.
Uma das principais preocupações do Brasil é que 60% da cocaína encontrada em seu mercado vêm da Bolívia, cujo governo garante, por sua parte, que um percentual similar da droga que circula em território boliviano tem origem no Peru.
Ambos os países também realizaram várias operações militares conjuntas na fronteira para o controle de vários crimes e têm acordos para concretizar os primeiros voos de um Veículo Aéreo Não-Tripulado (VANT) do Brasil para vigiar a fronteira, operação ainda sem data de início.

Nenhum comentário:


I made this widget at MyFlashFetish.com.

Ultimas Postagens

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...