Minha foto
O SENTINELA - Nos adicione em https://www.facebook.com/sentinela.brasil

Seguidores

O projeto Excelências traz informações sobre todos os parlamentares em exercício nas Casas legislativas das esferas federal e estadual, e mais os membros das Câmaras Municipais das capitais brasileiras, num total de 2368 políticos. Os dados são extraídos de fontes públicas (as próprias Casas legislativas, o Tribunal Superior Eleitoral, tribunais estaduais e superiores, tribunais de contas e outras) e de outros projetos mantidos pela Transparência Brasil, como o (financiamento eleitoral) e o (noticiário sobre corrupção).

O projeto disponibiliza espaço para que os políticos retratados apresentem argumentos ou justificativas referentes a informações divulgados no projeto, como noticiário que os envolva, ocorrências na Justiça e Tribunais de Contas, informações patrimoniais e outras. Para providenciar o registro de algum eventual comentário, solicita-se que o político entre em contacto com a Transparência Brasil.

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Big Brother!!! Sistema de monitoramento de automóveis vai começar a ser implantado em janeiro de 2013, em todo o território nacional


Veículos serão monitorados

Trânsito em São José. Foto: Warley Leite
Trânsito em São José. Foto: Warley Leite
Sistema de monitoramento de automóveis vai começar a ser implantado em janeiro de 2013, em todo o território nacional
Gustavo Almada
São José dos Campos

O deslocamento de veículos automotores será 100% vigiado no país, através de um sistema de monitoramento eletrônico que será implantado em todo o território nacional.
A partir de janeiro de 2013, um aparelho começará a ser instalado nos veículos para enviar informações às autoridades de trânsito.
O custo estimado é de R$ 5 por veículo --pago pelo proprietário no momento do licenciamento.
A implantação do chamado Siniav (Sistema Nacional de Identificação Automática de Veículos) tem previsão de término para julho de 2014.

Dados. O Siniav foi criado em 2006, por meio de resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), mas só agora o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) regulamentou a norma.
Um dos objetivos da medida, segundo o governo federal, é reprimir o roubo de veículos e cargas. O sistema também informará multas em atraso, velocidade média, circulação em locais proibidos, entre outros.
A frota atual do Brasil é de cerca de 73 milhões de veículos. No Vale do Paraíba e Litoral Norte são 653 mil automotores --300 mil deles só em São José dos Campos.
“Eu acho uma boa, não ligo de pagar. Tem muita gente andando com documento vencido por aí. Isso vai tirar bastante ‘picareta’ das ruas”, disse o motorista, Mário Alves do Amaral, de 49 anos.
O empresário Alex Zanini, 40 anos, também se mostrou favorável à medida por conta da segurança. “Você fica mais tranquilo, quando comprar um carro poderá ter a certeza de que ele não é roubado", disse.

Infraestrutura. O aparelho que será instalado nos veículos é similar aos tags do Via Fácil --usado por motoristas para evitar filas em pedágios, como os da via Dutra.
O equipamento transmitirá informações para antenas que serão instaladas nas ruas e rodovias do país. Os dados, então, serão monitorados em uma rede de computadores pelas autoridades de trânsito.
Em nota, o Denatran informou que ainda não foi calculado o custo do sistema, mas que ele será gerenciado pelos Detrans. Também não se sabe ainda as sanções aplicadas aos proprietários de veículos flagrados sem o tag, o que pode incluir multa e perda de pontos na carteira.
SAIBA MAIS
Sinav
O Sistema Nacional de Identificação Automática de Veículos foi criado por uma resolução do Contran em 2006 e só agora foi regulado pelo Denatran

Objetivo
Monitorar em tempo real toda a frota de veículos do país

Sistema
Serão instalados tags nos veículos, que informarão velocidade média, multas, localização etc; os dados serão transmitidos a antenas instaladas nas cidades e rodovias; autoridades de trânsito farão o monitoramento em tempo real

Prazo

Os tags serão instalados de janeiro de 2013 a 30 de junho de 2014, na data de licenciamento dos veículos; o custo será de cerca de R$ 5 --pago pelo proprietário

Custo
O Denatran ainda não calculou o custo da implementação total do sistema no país

Para especialista, imposto vai crescer
São José dos Campos

Para o consultor em engenharia de tráfego, Sérgio Ejzenberg, é preciso que o governo esclareça o custo que será empregado no Siniav.
“Uma coisa é o valor do tag, outra é a toda a estrutura que será empregada no sistema, o que também será pago pela sociedade através de impostos”, disse.
Um dos objetivos do Denatran com o sistema é localizar um carro furtado e associá-lo ao proprietário, facilitando a recuperação do veículo e evitando a clonagem.
Porém, o consultor em tráfego mostra desconfiança em relação à essa prioridade em segurança. “Tudo é questão de ver se é um grande negócio ou realmente dar segurança”, afirmou Ejzenberg.
No primeiro semestre deste ano, foram roubados 1.449 veículos no Vale do Paraíba --alta de 28,57% em relação a 2011.

Nenhum comentário:


I made this widget at MyFlashFetish.com.

Ultimas Postagens

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...